terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desafios e chamados de Deus para lugares esquisitos

Entre os desafios diários que enfrentamos para viver em fidelidade e comunhão com Deus, podemos também nos deparar com experiências inusitadas. Quando isso acontece, é comum procurarmos culpados ou, no mínimo, nos sentirmos acusados de algo que, absolutamente, não cometemos. Nessa hora é de extrema necessidade que tenhamos o discernimento quanto aos propósitos de Deus para nossa vida. Convido você para um rápido passeio na geografia bíblica, numa espécie de viagem por alguns lugares estranhos, ou esquisitos,mesmo. Vamos começar em Êxodo 5:1:
E DEPOIS foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
O planeta Terra sempre ostentou lugares paradisíacos feitos pelo Criador. Na própria região do Egito, na época, vales férteis e paisagens deslumbrantes poderiam muito bem servir de local para uma grandiosa festa do povo hebreu -- o povo de Deus. Mas, Ele decidiu que seria cultuado festivamente no deserto. ~~ \ Nosso segundo ponto de parada será em 1Reis 19.9: E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
O profeta Elias havia protagonizado uma estrondosa manifestação do autêntico poder de Deus diante do poder político do rei Acabe e derrotado fragorosamente o sistema de falsidade religiosa e idolatria patrocinado pela ímpia rainha Jezabel. O momento era de celebrar esta vitória. Revolucionar a população inteira rumo a uma fé renovada no Deus de Israel. Mas, ao contrário disso, representou uma jornada estressante e depressiva para o profeta Elias, rebaixado de herói nacional do Deus verdadeiro para a condição de fugitivo da perseguição religiosa. Quarenta dias de penosa viagem (possivelmente a pé) e Elias chegou ao local escolhido por Deus para falar com ele: uma caverna. ~~O profeta Ezequiel também recebeu uma convocação para lugar muito esquisito. Ezequiel 37.1-2:
VEIO sobre mim a mão do Senhor, e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
Outra vez o chamado divino para um lugar estranhíssimo. Um vale repleto de milhares de ossos humanos, calcinados, espalhados. Nem cemitério era. Uma visão tétrica, horripilante. Lugar escolhido por Deus para dirigir uma pergunta ao profeta. Para uma avaliação pessoal de sua fé na capacidade criadora e regeneradora da Palavra de Deus. Ezequiel não poderia ter ouvido essa pergunta e dado a sua resposta no interior de sua casa, no quarto em oração? ~ ~~ Nosso percurso, agora, chega à Babilônia. Daniel já era importante no gabinete real (estava à porta de Nabucodonosor) e seus três amigos haviam por ele sido constituídos sobre os negócios da Babilônia, ou seja, também eram ministros reais. E, no auge da carreira política, fiéis ao Deus de Israel, foram por este convocados para uma audiência em local de difícil acesso. Talvez para garantir a confidencialidade dos assuntos a serem tratados. Ou, para garantir exclusividade na manifestação da glória visível do Senhor? Lá se foram os três para um encontro com o verdadeiro Deus no ambiente mais indesejável para quem tem juízo: a fornalha aquecida sete vezes além do normal. ~~Se você está passando pela fornalha, em vez de se preocupar com o calor procure ver onde está o quarto homem... e aceite o processo da purificação. Daniel 3:23 - E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
~~O mesmo Daniel foi contemplado com um chamado para local estranho e que jamais seria escolhido por ele mesmo como lugar para um encontro pessoal com Deus. A cova dos leões. Daniel 6:16 - Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
Como é triste ver a falta de personalidade de uma pessoa tão poderosa. O comportamento traiçoeiro e vil de Nabucodonosor deixa evidente a falha de caráter do político, aquele que decide fazer do ministério uma carreira, uma mera profissão. E, para chegar aonde quer passa por cima de tudo e de todos. Para Nabucodonosor só interessava ficar bem com a opinião pública. ~~Mas, a palavra profética liberando vida e integridade para Daniel veio através dos lábios sujos do próprio rei: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. VEJA QUE NEM JESUS, O FILHO DE DEUS, ESCAPOU DESSA AGENDA DE LOCAIS ESTRANHOS Mateus 4:1 -
ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Aqui, Deus mostrou ao Universo, que nem a seu próprio Filho poupou. E Jesus também consolidou sua vitória sobre o reino maligno, não cedendo às mais especializadas e capciosas tentações do inferno. ~~~~ Marcos 16 começa nos apresentando três mulheres apaixonadas por Jesus e que - justamente, por causa desse amor - foram até o sepulcro na madrugadinha de Domingo. Essas mulheres foram as únicas a permanecer ao lado de Jesus em toda a sua agonia: julgamento, crucificação, morte e sepultamento. O chamado delas para o cemitério naquela madrugada, em que pese o lugar indesejável e impossível de oferecer boas notícias, seria o local da maior de todas as boas notícias: Jesus ressuscitou. Para aqueles ministros machistas e preconceituosos, esta passagem bíblica é um libelo de repreensão divina. A maior mensagem evangelística e missionária de todos os tempos foi confiada a Maria Madalena, mulher da qual Jesus havia expulsado sete demônios. Será que Madalena seria bem aceita como membro de nossa igreja? Sem diplomas, sem ordenação, sem banca examinadora... será que Madalena estaria à altura de ocupar o nosso púlpito para anunciar que Jesus está vivo? ~~ Agora, invertendo a questão: será que eu, com todas as qualificações denominacionais, pós-graduação, ordenação e experiência eclesiástica me levantaria naquela madrugada de domingo para arriscar a minha vida perante as autoridades romanas e judaicas, assumindo que amava Jesus e estava disposto a ir ao local menos desejável, para provar meu amor ao Mestre? Embora ainda restem outros tantos exemplos, a ilha de Patmos será nosso último ponto de parada nessa viagem por lugares esquisitos para onde muitas vezes o Senhor nos convoca, sempre por razões que só a sua soberania para justificar. Apocalipse 1:9 - Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Esse João era o "discípulo amado", aquele que "reclinava a cabeça no peito de Jesus" (João 21.20). Essa intimidade toda não evitou que ele experimentasse a dor moral do exílio, do isolamento. Pelo contrário, foi valendo-se dessa confiança e dessa amizade que o Senhor o convocou para ser o portador das revelações finais. Como o leitor pode ver, temos aqui uma comprovação de que nenhum dos personagens mencionados buscaram, de própria vontade, lugares nada atraentes para terem contato com Deus. Porém, nenhum deles ficou decepcionado ao obedecer a convocação. Sempre que o Senhor nos chama Ele tem superiores propósitos. Muitos desses propósitos -- ou quase todos (?) -- difíceis de entender e de aceitar, mas, todos eles necessários para amadurecer nossa vida, consolidar nossa fé e enriquecer o nosso ministério. Portanto, se você está passando por situações estranhas, difíceis de entender, totalmente sem lógica, e sua consciência não o acusa de pecado... comece a analisar a possibilidade de você estar sendo convocado por Deus para uma fase de maior aproximação, intimidade, convivência com o Senhor para que, passada a crise, você olhe para trás e compreenda as razões de Deus para tudo isso. 1Pedro 4:12 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Quanto maior for o seu isolamento, recolhimento, período de reflexão, tanto maior é a revelação que o Senhor quer lhe dar para aprimorar a sua vida e a de muitos a quem você está sendo enviado. E quem estiver isolando, desprezando, humilhando você, apenas estará prestando um serviço a Deus e a você na medida em que seu recolhimento aumentará sua intimidade com o Senhor e, por via de consequência, maiores serão as revelações, a unção e as bençãos que você vai receber e compartilhar.

Luz do Mundo, Sol da Justiça

Luz do Mundo, Sol da Justiça
Nascer do Sol em Mato Grosso do Sul